GENTE E INOVAÇÃO
CONFIANÇA NO FUTURO E NO
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL
CONFIANÇA NO FUTURO E NO
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL
GRI 102-9, 102-10
Em linha com nossa missão de servir e integrar pessoas e negócios de forma sustentável, criamos a Diretoria de Supply Chain, que contempla três grandes áreas do processo da cadeia de suprimentos:
Planejamento de Suprimentos, cujo principal foco é o processo de planejamento e aquisição para as categorias mais relevantes de equipamentos e serviços, potencializando as compras estratégicas e adicionando valor para toda a cadeia de suprimentos;
Gestão de Contratos, tendo como objetivo principal a implementação das boas práticas de gestão contratual, acompanhando todo o ciclo de vida dos contratos, desde sua negociação, execução até o encerramento, trazendo transparência e segurança para todas as atividades em território nacional;
Logística, responsável pela integração logística do planejamento até a entrega aos centros de distribuição, centros de entrega e usuários finais dos diversos materiais. São mais de 4 mil toneladas de material transportado ao longo do ano, com ampla cobertura nacional, com o suporte de uma frota renovada de veículos, dotados de modernos sistemas de rastreamento e gestão de materiais.
A Central de Compras Corporativas (CCC) centraliza, desde 2014, as atividades de compras, com uma abordagem mais estratégica do que transacional e, portanto, contribui para um melhor desempenho econômico e financeiro dos negócios, através da adoção de boas práticas de compra. Em 2020, a Algar Telecom contratou 3.942 fornecedores, por meio de 36.553 ordens de compra, sendo o maior volume financeiro destinado para negociação com empresas de TI e Telecom.
As empresas do grupo possuem atividades distribuídas por todo o território nacional, tendo aumentado seus investimentos nas regiões Sul e Nordeste, mas ainda concentradas no Sudeste do país, onde se encontra também a maior parte dos fornecedores.
A área de compras efetua suas negociações por meio da metodologia TCO – Total Cost of Ownership (Custo Total de Propriedade), que estabelece políticas e procedimentos que buscam garantir maior transparência e regularidade aos processos, auditorias internas, Compliance, gestão dos contratos e apuração dos resultados internos da área.
Nossa Política de Compras e Contratação de Serviços, e outras políticas relacionadas, como a de Relacionamento com Órgãos Públicos e de Brindes, Doações, Patrocínios e Hospitalidade, determinam as práticas adotadas nas negociações. Dispomos de um portal de compras, a partir do qual nossos parceiros atuais e potenciais podem acessar o Código de Conduta do Fornecedor, as políticas aplicáveis à relação com a Companhia, o Guia para Cadastro de Novos Fornecedores e o Manual de Usuário desse canal. Antes e depois de contratados, os fornecedores são submetidos a avaliações jurídico-fiscais, econômico-financeiras e técnicas. Também são analisados aspectos atrelados aos direitos humanos, meio ambiente (conformidade ambiental), segurança de alimentos, saúde e segurança operacional e de responsabilidade social. Nosso contrato prevê cláusulas relacionadas aos quesitos avaliados e o desempenho dos fornecedores é analisado por meio de indicadores, de forma a identificar desvios que comprometam a qualidade dos nossos serviços.