GENTE E INOVAÇÃO
CONFIANÇA NO FUTURO E NO
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL
CONFIANÇA NO FUTURO E NO
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL
O cuidado com os nossos associados, que já era uma prioridade para a Algar Telecom, foi reforçado em 2020, diante do contexto da pandemia do COVID-19. Além do monitoramento dos associados que apresentaram sintomas, do acompanhamento da evolução do quadro de associados internados e de um programa de testagem bastante estruturado, demos atenção especial a dois grupos críticos: os técnicos de campo e os atendentes das lojas. Ambos receberam equipamentos de proteção e orientações específicas para que pudessem atender os clientes com o máximo de segurança.
O trabalho remoto, antes adotado de forma pontual, por meio do nosso programa Talento Flex, passou a ser uma opção viável e produtiva para quase todas as atividades da empresa. Além do apoio com disponibilização de notebooks e cessão de cadeiras de escritório para tornar o ambiente de trabalho remoto mais ergonômico, lançamos a campanha “Ser Algar Telecom em qualquer lugar”, com entrega de kits compostos por mochila, caderno e caneca personalizados.
A partir da experiência da pandemia e do feedback de nossos associados, elaboramos um modelo de trabalho remoto híbrido, assim como instituímos um valor mensal para arcar com custos de Internet, energia, etc. Esse modelo não entrou em vigor em 2020 porque, com a segunda onda de contágio, optamos por estender o trabalho remoto até que seja seguro para todos o retorno aos escritórios.
Não optamos pela redução de jornada de trabalho ou suspensão de contratos autorizados na Medida Provisória 936/2020, que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Adotamos, porém, ações autorizadas pela MP 927, que estabeleceu as medidas trabalhistas para preservação do emprego e da renda no cenário de pandemia, como o adiamento do pagamento do terço constitucional das férias, solicitação para que os associados com período aquisitivo de férias vencidas gozassem imediatamente do descanso, bloqueio da venda de férias e do adiantamento do 13º salário que costumávamos fazer de abril a julho, compensação de horas e antecipação de feriados. Essas foram medidas que contribuíram para a manutenção do caixa e permitiram a manutenção dos postos de trabalho no período mais crítico da crise.
A comunicação interna foi intensificada no período, com informações periódicas e transparentes, de forma a manter a segurança dos colaboradores e engajar lideranças e equipes para manter nossas operações sem interrupções. Lançamos a campanha #Gentedefibra para ressaltar a coragem, o comprometimento e a dedicação dos associados em todas as suas atividades. E também a campanha A Gente cuidando da Gente, que deriva de nosso propósito e estabelece um compromisso da empresa para com os associados e também os incentiva a cuidarem uns dos outros, adotando medidas de prevenção.
Nossos canais de comunicação digitais configuraram um apoio fundamental durante a pandemia. Reforçamos a interação nos canais já existentes, como intranet corporativa (Algarnet), rede social interna via Facebook (Workplace), reuniões a distância e ferramenta de chat entre associados (Workplace Chat) – que possui uma assistente virtual chamada Ju, para auxiliar os associados sobre questões de Talentos Humanos. E reformulamos outros, como o programa de integração de talentos, com a adoção de uma trilha de vídeos online denominada #SouAlgar, e o programa Essência, um momento de diálogo entre todo Comitê de Direção e os associados sobre a estratégia e cultura da Companhia, que passou a ser 100% virtual.
Cuidado com nossa gente, trabalho remoto e comunicação efetiva continuarão sendo o foco da gestão de pessoas em 2021.