GENTE E INOVAÇÃO

CONFIANÇA NO FUTURO E NO
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Sobre o relatório e materialidade

GRI 102-3, 102-50, 102-51, 102-52, 102-53, 102-54, 102-56

Nosso Relatório de Sustentabilidade encontra-se em seu 15º ano consecutivo de publicação e apresenta informações sobre a Algar Telecom e suas subsidiárias. Por meio deste documento, referente ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020, buscamos demonstrar anualmente nossas melhores práticas relacionadas aos aspectos financeiro e ESG (Environmental, Social and Governance). Queremos, dessa forma, apresentar aos nossos stakeholders nossa estratégia em relação à criação de valor a longo prazo e nosso compromisso com a transparência e prestação de contas à sociedade.

Utilizamos a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI) Standards, opção de relato “Essencial”, que confere relevância, transparência e comparabilidade das informações. Utilizados também alguns dos princípios do Relato Integrado (IR) propostos pelo IIRC (International Integrated Reporting Council), com foco na síntese e na conexão entre o desempenho e a geração de valor a curto, médio e longo prazo, tendo em vista os capitais  financeiro, intelectual, humano, manufaturado, natural, social e de relacionamento. A avaliação também levou em consideração o mapa de materialidade da Sasb (Sustainability Accounting Standards Board), direcionado para aspectos financeiros, considerado mais assertivo com relação às demandas de stakeholders do mercado de capitais.

Ao longo do relatório, apresentamos correlações entre ações promovidas pela Algar Telecom e as metas globais de desenvolvimento sustentável estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), indicadas no capítulo que trata do tema. As explicações estão detalhadas no capítulo que discorre nossos compromissos com iniciativas externas, onde também apresentamos as evidências.

As informações financeiras apresentadas seguem as normas internacionais de contabilidade International Financial Reporting Standards (IFRS), auditadas pela Deloitte. Os indicadores de desempenho socioambiental foram apurados e validados internamente e não foram submetidos à verificação externa.

O relatório está disponível no site da Algar Telecom. Incentivamos que os leitores nos enviem sugestões, críticas e considerações sobre o conteúdo e o formato do relatório.

Para mais informações sobre esta publicação, por favor, entre em contato com a área de Relações com Investidores da Companhia:

ri@algartelecom.com.br
(34) 3256-2978
Rua José Alves Garcia, 415 – Bairro Brasil – Uberlândia-MG (sede da Algar Telecom)

Processo de definição da materialidade

GRI 103-1, 102-40, 102-42, 102-43, 102-44, 102-46, 102-47, 102-48, 102-49

Os temas abordados neste relatório foram definidos a partir de um processo de revisão da nossa matriz de materialidade. Com apoio de uma consultoria externa, realizamos um estudo com base em uma análise de mercado, que considerou reportes de pares da companhia em território nacional, avaliando os seguintes aspectos do setor de telecomunicações:

AspectoDescrição
Acesso à comunicaçãoAvalia os esforços da campanha para aproveitar oportunidades de crescimento em produtos de comunicação e serviços em países em desenvolvimento e em mercados desassistidos (meio rural, idoso)
Privacidade e segurança da informaçãoAvalia a potencial sobre riscos regulatórios, aumentos de gastos ou riscos reputacionais sobre violação de dados ou uso controversos de dados pessoais
Governança corporativaAvalia a extensão das práticas de governança corporativa da companhia que podem representar riscos aos investidores
Gestão do trabalhoAvalia a complexidade da força de trabalho (tamanho, intensidade e regiões de operação), a relação entre gestão e trabalho, as proteções dos trabalhos e seus esforços de engajamento.
Corrupção e instabilidadeAvalia o potencial de riscos regulatórios ou perda de acesso ao mercado em função de escandalos de corrupção ou instabilidade política e social
Emissões de cabornoAvalia se a companhia pode enfrentar aumento de preços, em função da precificação do carbono ou regulação

A partir da identificação dos temas relevantes no setor, globalmente e na visão da própria Companhia, selecionamos os temas priorizados para realizar uma consulta on-line com stakeholders internos e externos para definição dos temas prioritários. Foram consultados 28 stakeholders internos (diretoria) e 17 externos envolvendo clientes, fornecedores, franqueados, parceiros e especialistas em sustentabilidade.

Os resultados das consultas nos levaram a sugerir a ampliação da lista de temas materiais, sendo Saúde e Segurança do Trabalho o principal tema que ganhou relevância em 2020. Dentro da temática ESG, a dimensão ambiental segue com a menor percepção de relevância, principalmente junto aos executivos da Algar Telecom. Para buscar o equilíbrio da agenda, incluímos, entre os temas, materiais de Governança Climática (emissões, energia e resíduos). Também agrupamos o tema gestão de energia dentro de Governança Climática, por ser um tema onde a Algar Telecom tem gestão relevante, reforçado pelos benchmarks.


Temas materiais

Comparação 2019 X 2020
Temas 2019Temas 2020
Satisfação do clienteSatisfação e Experiência do cliente
Privacidade do clientePrivacidade do cliente e cibesegurança
Desempenho econômicoDesempenho econômico
Conformidade com leis e regulamentosConformidade com leis e regulamentos
Governança corporativaGovernança corporativa e integridade
-Saúde e segurança dos trabalhadores
Confiabilidade da redeConfiabilidade da rede e disponibilidade de sistemas
InovaçãoInovação
Consumo de energiaGovernança climáticas (emissões, energia e resíduos)