GENTE E INOVAÇÃO

CONFIANÇA NO FUTURO E NO
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Destaques e Desempenho

GRI 102-7

  • Algar Telecom foi eleita a Empresa do Ano no ranking Melhores e Maiores EXAME 2020 e também foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar (Great Place to Work e Indeed), empresa inovadora (Valor Inovação, 100+ Inovadoras no Uso de TI), empresa transparente (Troféu Transparência Anefac e Melhor Relatório Anual Abrasca) e que mantém bom relacionamento com o cliente (Selo RA 1000).
  • 82,3 mil km de fibra ótica em 367 cidades de 16 estados e Distrito Federal.
  • Mais de 1,2 milhão de clientes B2C.
  • 160 mil clientes B2B (+24,7%).
  • R$ 460 milhões investidos na instalação e ativação de clientes nas redes recém-construídas.
  • Crescimento de 10,5% da receita líquida consolidada (B2B atingiu 61%).
  • Aumento de 33,1% no número de clientes banda larga (B2C) conectados por fibra.
  • Banda larga sobre fibra alcançou 74,8% das conexões no varejo.
  • EBITDA consolidado superou R$ 1 bilhão pela primeira vez.

Ambiente regulatório

GRI 103-1, 419-1

No âmbito regulatório, 2020 foi marcado pela discussão e ações em importantes temas. No contexto da pandemia da Covid-19, as empresas de telecomunicações, sob a liderança do Ministério das Comunicações e Anatel, adotaram medidas que garantiram o pleno funcionamento das redes, absorvendo o expressivo crescimento da demanda por serviços conectados por parte da sociedade. Para isso, as empresas firmaram o Compromisso Público para Manter o Brasil Conectado.

Merece destaque também os debates promovidos pela Anatel, por meio de consulta pública, sobre os temas relacionados à lei 13.879, que aprovou um novo modelo de telecomunicações para o Brasil, por meio do qual as operadoras poderão migrar do modelo de concessão de telefonia fixa para o de autorização, realizando investimentos em redes de banda larga em alta velocidade em áreas sem competição. Regras sobre as condições e os formatos ainda dependem de definições.

Em dezembro de 2020, a Algar Telecom firmou junto à Anatel um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê a implantação da tecnologia 4G em algumas localidades com população inferior a 30 mil habitantes, o que irá ampliar a cobertura desse serviço e prover tráfego de dados de maior velocidade à população dessas regiões. A nova infraestrutura será implantada ao longo dos próximos 30 meses.

Para 2021, é esperado que ocorra o leilão para implantação da tecnologia 5G, cujo formato e condições vêm sendo debatidos.

Até o fim de 2020, a Algar Telecom não tinha tido decisões definitivas em processos judiciais ou administrativos que tramitam na área econômica ou no plano social por descumprimentos de Leis ou Regulamentos, os quais tenham como objeto a aplicação de multas significativas e/ou sanções de caráter não monetário.