GENTE E INOVAÇÃO
CONFIANÇA NO FUTURO E NO
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL
CONFIANÇA NO FUTURO E NO
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL
GRI 102-45, 201-1
Em 2020, nossa receita líquida aumentou 10,5%, e nosso EBITDA ultrapassou R$ 1 bilhão pela primeira vez. Esses resultados são frutos de esforços e investimentos consistentes ao longo do tempo na construção de redes de qualidade com alta tecnologia embarcada e na ampliação da área de cobertura.
Tudo para que estivéssemos preparados para atender à demanda de todos os clientes, tanto empresariais quanto pessoas físicas (B2B e B2C).
Receita líquida
R$ Milhões
EBITDA
R$ Milhões
CAPEX
R$ Milhões
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A receita líquida consolidada da Algar Telecom atingiu R$ 2,4 bilhões em 2020. O crescimento, de 10,5%, foi impulsionado por maiores receitas em ambos os segmentos de atuação da Companhia: B2B (+12,9%) e B2C (+7,5%).
Com um aumento de 24,7% no número de clientes, sendo 5% entre os corporativos e 27,5% em micro e pequenas empresas – MPEs, a receita líquida do B2B somou R$ 1,4 bilhão em 2020, crescimento de 12,9% em relação a 2019, e atingiu 61% de toda a receita da Algar Telecom.
Os produtos de dados, que viabilizam a conectividade em altas velocidades aos nossos clientes empresariais, responderam por 61,3% das receitas geradas, e cresceram 6,5%. Os serviços TIC, por sua vez, evoluíram 42,5% e responderam por 10% das receitas do B2B. Esses crescimentos mais do que compensaram as menores receitas com voz, que continuam em queda em toda a indústria.
Ao final do ano de 2020, atuávamos no mercado B2B de 367 cidades, de 16 estados e do Distrito Federal, com a oferta de soluções integradas de Telecom e TI.
Aos clientes do varejo, ofertamos planos de banda larga sobre fibra em alta velocidade combinada com telefonia fixa e móvel. Em 2020, o número de clientes sobre fibra cresceu 33,1% e passou a reunir 74,8% dos clientes de banda larga do segmento. Esse movimento foi propiciado pelos investimentos realizados em redes de fibra ótica nos últimos anos, que resultaram em 755 mil domicílios passados e 415 mil domicílios conectados ao final de dezembro de 2020. Nas maiores cidades em que a Algar Telecom atua no B2C o total de domicílios passados supera 90%.
Para os clientes de telefonia móvel, nosso foco principal em 2020 foram planos destinados ao público pós-pago, que tem uma maior demanda por tráfego de dados e maior ARPU. Com isso, o número total desses clientes cresceu 6,1% no ano, enquanto os pré-pagos caíram 8,9%. O número total de clientes móveis foi 3,4% inferior ao de 2019 e encerrou o ano em 1,1 milhão.
A receita líquida dos clientes B2C somou R$ 928,3 milhões em 2020, um crescimento de 7,5% em relação à gerada em 2019. Essa performance foi impulsionada pelo aumento de 15,8% nas receitas de banda larga (fixa e móvel), que atingiram 48,8% das receitas desses clientes e demonstraram resiliência diante dos efeitos econômicos adversos decorrentes da pandemia. A queda das receitas de voz, responsáveis por 24% das receitas, é reflexo da contínua migração do uso para serviços de dados, em função da maturidade desse serviço.
Os custos e despesas operacionais, excluindo amortização e depreciação, somaram R$ 1,3 bilhão em 2020, 14,3% superiores aos do ano anterior. Desconsiderando os efeitos pontuais positivos que impactaram esses 2 anos, R$ 45,8 milhões em 2019 e R$ 21,1 milhões em 2020, o aumento foi de 11,7%.
Os principais aumentos ocorreram em: materiais e mercadorias (+R$ 67,9) decorrentes, sobretudo, da aceleração das vendas de modens para suportar o crescimento de clientes de banda larga sobre fibra; pessoal (+R$ 31,6), em razão de maior valor de provisão na conta de prêmio sobre lucros e resultados e do crescimento de pessoal para suportar as operações da Companhia em novas áreas geográficas e outros (+R$ 40,7). A variação no grupo de outros é explicada por um maior volume de outras receitas operacionais em 2019, se comparado a 2020.
*Dados de 2019 e 2020 consideram o IFRS 16.