GENTE E INOVAÇÃO

CONFIANÇA NO FUTURO E NO
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Responsabilidade Social

ODS 4

Instituto Algar

Os investimentos sociais da Algar Telecom são realizados há mais de 19 anos anos por meio do Instituto Algar, que dá diretrizes e coordena as ações nas frentes educacional (atividades e formação para alunos e professores) e de incentivos fiscais (patrocínio de projetos disponibilizados via leis de incentivos: municipais, estaduais e federal).

Apesar da pandemia por Covid-19 ter afetado parte de nossos projetos neste ciclo, mantivemos nosso compromisso de investimento nas comunidades onde estamos inseridos. Em 2020, nossas iniciativas educacionais envolveram 14 escolas, 44 organizações sociais parceiras, proponentes culturais e esportivos, e 5.905 beneficiários (crianças, adolescentes e jovens), de 14 estados e 31 cidades do país. 

Imbuídos do espírito Gente servindo Gente, em 2020, criamos o Ações que Transformam, um portal que registra e contabiliza as iniciativas que promovem a mudança no Brasil, que trabalha com o inspiracionismo e capacidade de fomentar boas práticas movidas pelo exemplo.

Foco na melhoria da educação no Brasil

Mantivemos o direcionamento de nosso investimento social a programas educacionais, em parcerias com escolas públicas e secretarias de educação nas nossas regiões de atuação. Estamos presentes em 31 municípios de 14 estados brasileiros com os seguintes programas:

Projeto que leva a mudança para crianças e adolescentes por meio do esporte, arte e cultura, com a finalidade de abrir novos caminhos e desenvolver atividades que estimulam a disciplina, o autocontrole, o respeito e o desenvolvimento de habilidades físicas e psicológicas. Em adaptação ao novo cenário de Covid-19, foram oferecidos treinos esportivos online, com a criação de um reality para termos maior engajamento dos alunos, assim como promovidos ensaios de teatro e oficinas de arte a distância, com apresentação de espetáculos no formato de lives.  Ao longo do ano foram oferecidas 1.750 vagas, em 10 projetos culturais e 5 esportivos, em 8 unidades, localizadas em 4 cidades dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Realiza a formação de jovens que tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio em escolas públicas, capacitando-os para o mercado de trabalho, a partir do desenvolvimento de determinadas habilidades e competências. No segundo trimestre de 2020, criamos e aplicamos a Trilha de Aquecimento, com desafios quinzenais online para os jovens e, no segundo semestre, iniciamos um programa remoto, pelo Google Classroom, com mais de 30 horas de conteúdos assíncronos e aulas ao vivo, com abrangência nacional. Em 2020, oferecemos mais de 500 horas de formação, certificamos 115 alunos em 7 turmas realizadas no formato remoto em 12 cidades (12 alunos foram contratados pela AT).

Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal do Dr. Augusto Cury, desenvolve a educação socioemocional no ambiente escolar. O programa visa melhorar os índices de aprendizagem, reduzir a indisciplina, aprimorar as relações interpessoais e aumentar a participação das famílias na formação integral dos alunos. Atende a mais de 200 mil alunos em escolas de todo o Brasil. Continuamos apoiando o programa do Instituto Hortense, que neste ano atípico arrecadou 78 toneladas de alimentos e doou 70 mil máscaras, 14 mil litros de leite, 7 mil kits de higiene e limpeza e 15 mil embalagens de álcool em gel de bolso para 5 mil famílias da periferia de Uberlândia, Frutal e Divinópolis (MG), assim como Sorriso e Canarana (MT). Paralelamente à distribuição de alimentos, foi criada a plataforma EAD do Instituto Hortense para a locação de conteúdo para a capacitação de professores e outros públicos e contação de histórias direcionadas para as crianças.

A área de Compliance da Algar Telecom, juntamente com o Instituto Algar estão trabalhando para a implementação de um projeto social denominado “Bússolas do Amanhã” referenciando a identidade visual do Compliance que é representado por uma “bússola” e que tem como objetivo direcionar as pessoas no melhor caminho, prezando sempre pela ética e integridade.

No projeto que está em fase de implementação, serão trabalhados assuntos de Compliance e ética para crianças, ajudando na formação senso-crítica para questões voltadas à ética na sociedade em que vivemos. O projeto está previsto para ser lançado em comemoração ao Dia Internacional da Ética, em maio.


Projetos incentivados

Viabilizados por meio de verbas das Leis de Incentivo, os projetos inscritos chegam ao nosso comitê multidisciplinar, formado por representantes da Algar Holding, Instituto Algar e Algar Telecom. Esse comitê avalia se o projeto segue todos os critérios necessários, como estar aprovado pelo órgão regulador e ter a visão de contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde o grupo Algar está inserido. Mesmo diante do cenário de pandemia, foram destinados mais de R$ 6 milhões para projetos que se enquadram na lei federal na área de cultura, saúde e esporte.

Um dos projetos incentivados no ano foi o Crianças – Criando Arte II, que trabalha a literatura de maneira lúdica e divertida, promovendo o desenvolvimento de crianças e adolescentes em leitura, escrita e criatividade. O resultado do projeto foi a distribuição do livro de fábulas escrito pelos 100 atendidos na cidade de Birigui (SP).


Voluntariado

Criado em 2003, o programa estimula a participação dos associados em atividades sociais direcionadas pelo Instituto Algar. Cada um é convidado a participar com o seu tempo, trabalho e talento em prol de uma sociedade melhor. O tema prioritário do voluntariado também é a educação, com ações contínuas que visam contribuir com a aprendizagem dos alunos das escolas públicas parceiras de forma significativa; e com ações pontuais, que são atividades mais abrangentes desenhadas pelos comitês, partindo de uma necessidade específica identificada na comunidade ou em datas específicas como Dia das Crianças e Natal.

Em 2020, o grande desafio foi entender a função dos voluntários no novo contexto e gerenciar as ações feitas anteriormente de forma remota. Logo no início da pandemia, o Instituto Algar, junto com os líderes e colíderes sociais, buscou mapear as necessidades mais urgentes de cada comunidade, bem como os movimentos sociais já em curso para somarmos força e fazer a diferença com ações pontuais, como o Juntos por Uberlândia (MG), para arrecadação de recursos para a compra de cestas básicas (montagem e distribuição de 11.000 kits); a distribuição de 600 marmitas para pessoas em situação de rua em Ribeirão Preto (SP); e de 130 brinquedos para o Dia das Crianças, em Betim (MG).

Também arrecadamos mais de 400 quilos de tampinhas e lacres, destinados a diversas instituições parceiras para a compra de cadeiras de rodas e a ação de Natal transformou nossos voluntários em ajudantes de Papai Noel para atender mais de 500 cartinhas de crianças em Uberlândia (MG) e de idosas em Natal (RN). E ainda comemoramos o Dia da Gentileza, com a produção de mais de mil flores em papel e materiais recicláveis, que trouxeram reflexões sobre  sustentabilidade a sete cidades onde estamos presentes.

No ano foram desenvolvidas 228 ações voluntárias, com envolvimento de 2.633 voluntários, que beneficiaram 14.345 pessoas em 24 cidades.