PEOPLE AND INNOVATION

TRUST IN THE FUTURE AND IN THE
SUSTAINABLE GROWTH

2020 Sustainability Report

102-3, 102-50, 102-51, 102-52, 102-53, 102-54, 102-56

Sobre o relatório e materialidade

Nosso Relatório de Sustentabilidade encontra-se em seu 15º ano consecutivo de publicação e apresenta informações sobre a Algar Telecom e suas subsidiárias. Por meio deste documento, referente ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020, buscamos demonstrar anualmente nossas melhores práticas relacionadas aos aspectos financeiro e ESG (Environmental, Social and Governance. Queremos, dessa forma, apresentar para nossos stakeholders nossa estratégia em relação à criação de valor a longo prazo e nosso compromisso com a transparência e prestação de contas à sociedade.

Utilizamos a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI) Standards, opção de relato “Essencial”, que confere relevância, transparência e comparabilidade das informações. Utilizados também alguns dos princípios do Relato Integrado (IR) propostos pelo IIRC (International Integrated Reporting Council), com foco na síntese e na conexão entre o desempenho e a geração de valor a curto, médio e longo prazos, tendo em vista os capitais financeiro, intelectual, humano, manufaturado, natural, social e de relacionamento. A avaliação também levou em consideração o mapa de materialidade da Sasb (Sustainability Accounting Standards Board), direcionado para aspectos financeiros, considerado mais assertivo com relação às demandas de stakeholders do mercado de capitais.

Ao longo do relatório, apresentamos correlações entre ações promovidas pela Algar Telecom e entre as metas globais de desenvolvimento sustentável estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), indicadas no capítulo que trata do tema. As explicações estão detalhadas no capítulo que discorre nossos compromissos com iniciativas externas, onde também apresentamos as evidências.
As informações financeiras apresentadas seguem as normas internacionais de contabilidade International Financial Reporting Standards (IFRS), auditadas pela Deloitte. Os indicadores de desempenho socioambiental foram apurados e validados internamente e não foram submetidos à verificação externa.
O relatório está disponível no site da Algar Telecom. Incentivamos que os leitores nos enviem sugestões, críticas e considerações sobre o conteúdo e o formato do relatório.

Para mais informações sobre esta publicação, por favor, entre em contato com a área de Relações com Investidores da Companhia:

  • ri@Algartelecom.com.br
    • (34) 3256-2978
    • Rua José Alves Garcia, 415 – Bairro Brasil – Uberlândia-MG (sede da Algar Telecom)

Processo de definição da materialidade

GRI 103-1, 102-40, 102-42, 102-43, 102-44, GRI 102-46, 102-47, 102-48, 102-49

Os temas abordados neste relatório foram definidos a partir de um processo de revisão da nossa matriz de materialidade. Com apoio de uma consultoria externa, realizamos um estudo com base em uma análise de mercado, que considerou reportes de pares da companhia em território nacional, avaliando os seguintes aspectos do setor de telecomunicações:

A partir da identificação dos temas relevantes no setor, globalmente e para também na visão da própria Companhia, selecionamos os temas priorizados para realizar uma consulta on-line com stakeholders internos e externos para definição dos temas prioritários. Foram consultados 28 stakeholders internos (diretoria) e 17 externos envolvendo clientes, fornecedores, franqueados, parceiros e especialistas em sustentabilidade.

Os resultados das consultas nos levaram a sugerir a ampliação da lista de temas materiais, sendo Saúde e Segurança do Trabalho o principal tema que ganhou relevância em 2020. Dentro da temática ESG, a dimensão ambiental segue com a menor percepção de relevância, principalmente junto aos executivos da Algar Telecom. Para buscar o equilíbrio da agenda incluímos entre os temas materiais a Governança Climática (emissões, energia e resíduos). Também agrupamos o tema gestão de energia dentro de Governança Climática, pois é um tema sobre o qual a Algar Telecom tem gestão relevante, reforçado pelos benchmarks.

Temas materiais